
Quarentena Covid-19: a percepção de alunos sobre sua aprendizagem
Descrição:
Diante do quadro de crise que se instaurou no Brasil e no mundo em função do COVID19, escolas de nível básico e de ensino superior tiveram que passar a oferecer suas aulas em modo remoto, on-line, para garantir aos alunos a continuidade do processo de aprendizagem. Mediante o quadro, multiplicam-se pesquisas e questionários voltados para aos professores. No entanto, os alunos, que também estão vivenciando esse momento, precisam ser ouvidos. Esse é o contexto em que se inicia essa pesquisa. Sobretudo, interessa-nos saber as percepções que os alunos estão tendo do esforço e dedicação de seus professores, das dificuldades deles e de colegas, dos movimentos de colaboração entre todos e finalmente, do impacto que tudo isso poderá ter para a aprendizagem deles e, ainda, para o futuro da educação presencial, quando essa crise passar. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar a percepção dos alunos de Ensino Superior do Brasil, Graduação e Pós-Graduação, sobre o impacto das aulas remotas, aplicadas on-line nesse momento, em sua aprendizagem e no futuro da educação. A base teórica pretendida se constitui a partir de três dimensões: afetividade, aprendizagem e cognição; cultura digital; função social da educação. A afetividade será pautada em pesquisas que estudam Wallon (MAHONEY e ALMEIDA, 200 e 2004). O referencial de cultural digital será em Lévy (2015, 2018) e Bannell (2017), entre outros e a função social da educação será pautada em Saviani, (2000, 2012), Forquin (1993), e Young (2004, 2007). Aplicaremos um questionário pelo Google forms para alunos de instituições de ensino superior do Brasil, de modo anônimo. A análise será feita a partir das categorias do referencial teórico: afetividade, aprendizagem, inclusão, função da escola, tecnologias digitais e cultura digital. Outras categorias poderão surgir ao longo da análise dos dados. Esperamos captar as percepções dos alunos e contribuir para que pela voz deles possamos identificar caminhos de aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem nas aulas presenciais, bem como indicativos para formação de professores.
​
Situação: Concluída; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1).
Integrantes: Marili Moreira da Silva Vieira - Coordenador / Ana Lucia de Souza Lopes - Integrante / Rafael Conde Barbosa - Integrante / Marcelo José Abreu Lopes - Integrante / Santos, Sérgio Ribeiro - Integrante / CAMPOS, Ana Paula de S. - Integrante / Amanda Silva Rocha - Integrante / FABIANO DE ALMEIDA OLIVEIRA - Integrante / GABRIEL HENRIQUE DE OLIVEIRA - Integrante / JONAS MORAES SOUSA - Integrante / ALINE MARTINS DE ALMEIDA - Integrante / Aline Amarante Pereira - Integrante / Larissa Sofia Silva Beira - Integrante / Rosana Pegas Godoy - Integrante / Susana Mesquita Barbosa - Integrante / Robinson Grangeiro Monteiro - Integrante / Vaner Silvia Soler Bianchi - Integrante / Milton Pignatari - Integrante / João Pedro Lacerda Salviani Piragibe - Integrante / Claudia Regina Melo de Oliveira - Integrante / Danielle Santos de Lima - Integrante / Fernando Silva Martins - Integrante / Nathan Ferreria Franca - Integrante / Geraldina Fernandes de Lima - Integrante / Maria Estela Damiati Alves - Integrante / Jovanka Mariana de Genova Ferreira - Integrante / Cléber Silva dos Santos - Integrante / Dana Baes Gelbaum - Integrante / Lucas Takano Vieira Pinto - Integrante / Mariana Orfão Loureiro - Integrante / Paola Dimitri Crepaldi - Integrante / Tamires Maria de Andrade - Integrante / Thamiris Labadessa - Integrante / Joyce Regina Fontes - Integrante.