ESCOLA E CURRÍCULO: DOCÊNCIA, CULTURA E SOCIEDADE
Este eixo acolhe pesquisas e trabalhos que visam analisar e compreender as concepções de currículo e escola explicitando sua relação com a cultura e sociedade. Investigações, reflexões e discussões em torno das práticas docentes na materialização do currículo na sala de aula, bem como análises e discussões a respeito das definições curriculares nos projetos político pedagógicos de escolas e das proposições curriculares oficiais, do estado ou federais. Ainda, trabalhos que discutem a relação teoria e prática nos currículos de formação de professores. Por fim, textos que discutem a escola que queremos e o “lugar” que o conhecimento poderoso ocupa para o desenvolvimento de pessoas conscientes, atuantes e autônomas.
CULTURA DIGITAL E PRÁTICA DOCENTE
Investigações, reflexões e experiências que discutam e analisem os impactos das tecnologias digitais no contexto educacional e como são assimiladas em espaços educacionais. Apresentar como o uso das tecnologias digitais é incorporado na prática docente, identificando novas práxis para construção de modelos de ensino-aprendizagem personalizados e colaborativos. Discutir de que maneira o reconhecimento da cultura digital e o uso das tecnologias se insere nos cursos de formação de professores. Apontar caminhos para o avanço da cultura digital no contexto educacional em todos os níveis de ensino.
ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Investigações que abordem os fenômenos do processo de ensino e aprendizagem a partir de aspectos teóricos da Psicologia da Educação e da Sociologia, na perspectiva da aprendizagem significativa, da concepção interacionista e da neurociência. Apresentar discussões que busquem avaliar e desenvolver alternativas curriculares para os distúrbios de aprendizagem. Articular estudos e pesquisas que se debrucem sobre questões relacionadas à prática docente, à relação professor aluno e à afetividade no processo de ensino e aprendizagem.
VISÃO DE MUNDO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Neste eixo serão acolhidas pesquisas e experiências que abordem como campos diversos (religioso, político, educacional e cultural) atuam para a formação de diferentes visões de mundo e de que maneira estas influenciam a construção curricular, explícita ou não, modelando o processo educacional em seus pressupostos e práticas.
FORMAÇÃO DO EDUCADOR PARA A INTERDISCIPLINARIDADE
Estudos e investigações que se voltem aos processos de ensino e aprendizagem, a partir de dimensões cognitivas, técnicas, políticas, histórico-culturais e artísticas, tendo como foco inquietações e questionamentos impostos pela contemporaneidade.
MOVIMENTOS IDENTITÁRIOS DE DOCENTES NA ESCOLA
Reflexões críticas, pesquisas e experiências que busquem compreender como movimentos identitários ocorrem durante a formação inicial e continuada de professores em todos os níveis de ensino desde a educação básica até o ensino superior. Discutir sobre os papeis dos gestores, coordenadores e professores acerca do pertencimento e do reconhecimento da profissão docente e como tais aspectos impactam os movimentos e as relações sociais na construção de sua identidade profissional.