Linhas de Pesquisa

Formação do educador para a interdisciplinaridade
São investigados, nessa linha de pesquisa, numa perspectiva interdisciplinar, processos de ensinar e de aprender em ambientes escolares e não escolares, a partir de dimensões cognitivas, afetivas, técnicas, políticas, histórico-culturais, sociais, éticas e artísticas, tendo como eixo temas postos pela contemporaneidade. Dentre eles, destacam-se: comunidades de aprendizagem, aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores e demais agentes educacionais, currículo, tecnologias da informação e comunicação, educação a distância, políticas públicas educacionais, políticas de inclusão (raça, etnia, gênero, necessidades especiais, digital etc.), cultura escolar e da escola, produção e avaliação de recursos digitais. As pesquisas se desdobram nas seguintes linhas:
Escola e Currículo: docência, cultura e sociedade
Analisar e compreender as concepções de currículo e escola explicitando sua relação com a cultura e sociedade. Pesquisas voltadas para o fortalecimento e desenvolvimento do currículo e da formação integral dos estudantes, para o estreitamento das relações entre a cidade, suas comunidades e as escolas locais. Investigar as práticas docentes na materialização do currículo na sala de aula e em outros espaços formativos. Analisar e compreender as escolhas curriculares feitas pelos docentes, pelas instituições escolares e governamentais, compreendendo que nessas escolhas se pautam os movimentos identitários docentes.

Cultura Digital e Prática Docente
Investigar as relações entre tecnologia e sociedade, sua influência e participação na prática docente e nos processos de ensino e aprendizagem. Conhecer como o uso das tecnologias digitais é incorporado na prática docente, identificando novas práxis para construção de modelos de ensino e aprendizagem personalizados e colaborativos. Compreender de que maneira o reconhecimento da cultura digital e o uso dessas tecnologias se insere nos cursos de formação de professores de forma crítica e reflexiva.

Escola e trajetórias formativas: Representações Sociais e suas interações com as Comunidades
Esta linha de pesquisa se propõe a estudar os processos formativos de docentes e discentes a partir da teoria das representações sociais. Busca compreender como as representações sociais — entendidas como saberes do senso comum que orientam comportamentos e práticas — influenciam a construção das identidades, valores, crenças e ações dos sujeitos em contextos institucionais como a família, a escola, a comunidade e a mídia. Reconhece-se que essas representações são construídas historicamente e socialmente, desempenhando um papel central na mediação entre o indivíduo-grupo e o mundo. A abordagem é interdisciplinar, articulando os campos da Educação, Psicologia Social, Comunicação e Ciências Sociais.

Entre em contato para receber mais informações sobre nossas Linhas de Pesquisa.