Linhas de Pesquisa
Escola e Currículo: docência, cultura e sociedade
Analisar e compreender as concepções de currículo e escola explicitando sua relação com a cultura e sociedade. Investigar as práticas docentes na materialização do currículo na sala de aula. Analisar e compreender as escolhas curriculares feitas pelas instituições escolares e governamentais e a influência e interação dessas escolhas na docência, nos movimentos identitários docentes.
Visão de mundo, educação e sociedade
Pesquisar como campos diversos (religioso, político, educacional e cultural) atuam para a formação de diferentes visões de mundo e de que maneira estas influenciam a construção curricular, explícita ou não, modelando o processo educacional em seus pressupostos e práticas.
Cultura Digital e Prática Docente
Investigar impactos das tecnologias digitais no contexto educacional e como são assimiladas em espaços educacionais. Conhecer como o uso das tecnologias digitais é incorporado na prática docente, identificando novas práxis para construção de modelos de ensino-aprendizagem personalizados e colaborativos. Compreender de que maneira o reconhecimento da cultura digital e o uso das tecnologias se insere nos cursos de formação de professores.
Aspectos psicossociais do processo de ensino e aprendizagem
Investigar os fenômenos do processo de ensino e aprendizagem a partir de aspectos teóricos da Psicologia da Educação e da Sociologia, na perspectiva da aprendizagem significativa, da concepção interacionista e da neurociência. Avaliar, pesquisar e desenvolver alternativas curriculares para os distúrbios de aprendizagem. Investigar questões relacionadas à prática docente, à relação professor aluno e à afetividade no processo de ensino e aprendizagem.
Entre em contato para receber mais informações sobre nossas Linhas de Pesquisa.
Formação do educador para a interdisciplinaridade
Investigar processos de ensino e aprendizagem a partir de dimensões cognitivas, técnicas, políticas, histórico-culturais e artísticas, tendo como eixo questões postas pela tecnologia e contemporaneidade.