top of page

LIVROS

Captura de tela 2023-04-24 195330.png

Sociedade, Currículo e Formação Docente em Debate: condições para o Conhecimento Poderoso - Volume 1

Sociedade, Currículo e Formação docente em debate: condições para o conhecimento poderoso é dividido em dois volumes como fruto dos trabalhos, reflexões e debates realizados no III Seminário Internacional organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade – GEICS em outubro de 2021. A obra reúne uma coletânea de artigos produzidos por estudantes e pesquisadores interessados em discutir, num momento muito oportuno, a importância da valorização do conhecimento poderoso no contexto educacional para a promoção de sujeitos críticos e emancipados que tem como foco de debate as relações entre currículo, formação docente e o impacto das tecnologias nas práticas pedagógicas.

É HORA DE CONSTRUIR SEU FUTURO, ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO PAÍS! GRADUAÇÃ

Marili Moreira da Silva Vieira

Ana Lúcia de Souza Lopes

Marcelo José Abreu Lopes

Organizadores

image.png

Desafios da Educação pós-pandemia: impactos da quarentena no Currículo e na Cultura Digital

Fruto dos trabalhos, reflexões e debates realizados no II Seminário Internacional organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade – GEICS em outubro de 2020. A obra reúne uma coletânea de artigos produzidos por pesquisadores interessados em discutir, num momento muito oportuno, sobre como os desafios e impactos da pandemia da Covid-19 na área de educação. As pesquisas e experiências apresentadas revelaram limites, possibilidades, desafios e novas práticas pedagógicas em todos os níveis de ensino. O entrelaçamento entre teoria e prática nos diversos níveis de ensino: Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação, representadas por pesquisadores, professores e estudantes de todo o território nacional, da rede pública e privada, oferece ao leitor a oportunidade de refletir e aprofundar a discussão sobre questões essenciais de nossa sociedade considerando as diferentes realidades de nosso país. A publicação desta obra tem por objetivo oferecer um espaço de reflexão e diálogo, bem como instigar professores, pesquisadores e estudantes a lançar novos olhares para práticas pedagógicas inovadoras e que possam permitir construir novos caminhos para a educação e que respondam aos desafios do momento pós-pandemia em busca de uma educação de qualidade para todos. 

É HORA DE CONSTRUIR SEU FUTURO, ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO PAÍS! GRADUAÇÃ

Ana Lúcia de Souza Lopes

Marili Moreira da Silva Vieira

Sérgio Ribeiro

Organizadores

1618944388-ana-lucia-de-souza-0011621.jpeg

Redes de Colaboração na Formação Docente: Uma Práxis em Ambiente Virtual no Ensino Superior

Redes de colaboração na formação docente – uma práxis em ambiente virtual no ensino superior discute uma experiência de formação de professores universitários em contexto virtual de aprendizagem, em âmbito internacional, que envolveu a concepção, o desenho pedagógico, a construção e a implementação de um curso em rede de colaboração.

PHOTO-2020-07-24-19-34-44.jpg

Ana Lúcia de Souza Lopes

Autora

csm_Tempos_de_transicao_copy_4070ccb7d1.jpg

Tempos de transição

A segunda edição de Tempos de transição é uma prova do sucesso da primeira edição, já esgotada, deste best-seller da Editora Mackenzie. Inusitadamente, trata-se de uma produção editorial que se mantém atualizada e atraente, decorridos quase dez anos do seu lançamento inaugural. Muito mais do que a narrativa sequencial de uma série de conjunturas decisivas na trajetória institucional do Mackenzie, a obra Tempos de transição fascina o leitor pelo modo envolvente com que as tramas históricas são apresentadas e pela expectativa suscitada em face dos possíveis desfechos desses cenários. Cada capítulo parece ter dinâmica própria à medida que revela, discute e critica a pauta que o autor escolheu como roteiro para seu diálogo com as fontes documentais. O horizonte temporal vai de 1957 a 1973, mas começa antes e termina depois, seja pelos inevitáveis antecedentes, seja pelas inexoráveis consequências das escolhas e decisões.

servletrecuperafoto.gif

Marcel Mendes

Autor

Captura de tela 2023-04-24 195224.png

Sociedade, Currículo e Formação Docente em Debate: condições para o Conhecimento Poderoso - Volume 2

Sociedade, Currículo e Formação docente em debate: condições para o conhecimento poderoso é dividido em dois volumes como fruto dos trabalhos, reflexões e debates realizados no III Seminário Internacional organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade – GEICS em outubro de 2021. A obra reúne uma coletânea de artigos produzidos por estudantes e pesquisadores interessados em discutir, num momento muito oportuno, a importância da valorização do conhecimento poderoso no contexto educacional para a promoção de sujeitos críticos e emancipados que tem como foco de debate as relações entre currículo, formação docente e o impacto das tecnologias nas práticas pedagógicas.

É HORA DE CONSTRUIR SEU FUTURO, ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO PAÍS! GRADUAÇÃ

Marili Moreira da Silva Vieira

Ana Lúcia de Souza Lopes

Marcelo José Abreu Lopes

Organizadores

csm_Educação_e_sociedade_41d2f7298a.jpg

Educação e sociedade: 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo

Educação e sociedade: 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo revela a vocação do Mackenzie no exercício de sua tarefa educacional. Ao longo dos 150 anos de sua existência, o Mackenzie esteve inserido nos movimentos políticos e educacionais pelos quais a nação passou. Em cada período, sua presença e influência repercutiram em muitas políticas educacionais, especialmente no que diz respeito à formação de professores. Durante a Primeira República, o Mackenzie atuou na formação de professores e na criação de escolas modelo para a cidade de São Paulo, em função de sua prática educacional inovadora para a época. Por meio dessa importante tarefa, o Mackenzie formou professores que marcaram pessoas e que se tornaram líderes na sociedade brasileira. 

Profa. Dra. Marili Moreira da Silva Vieira - 2.jpg

Marili Moreira da Silva Vieira

Organizadora

Livro Casa Godinho - Silvia Bianchi - Silvia Soler Bianchi.jpg

Casa Godinho: Um lugar de memória na cidade de São Paulo

O livro apresenta um resgate histórico da Casa Godinho, um lugar de memória na cidade de São Paulo, em que busca-se compreender as relações sociais existentes na época e, desse modo, manter vivas a cultura e a memória do paulistano

Foto - Silvia - 2020.jpg

Silvia Soler Bianchi

Autora

csm_Retratos-da-nossa-historia_d95e044e8d.png

Retratos da nossa história: Universidade Presbiteriana Mackenzie

A coexistência harmoniosa de edifícios em estilo tradicional com outros, de feitura moderna, corresponde, espacialmente, à harmonia instaurada no meio ambiente acadêmico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nesse cenário, convivem diariamente milhares de protagonistas: alunos e professores de graduação, pós-graduação, participantes de cursos ou programas de extensão, gestores e funcionários das várias instâncias administrativas. Captados magistralmente pelas lentes das câmeras, esses retratos registram o brilhantismo com que a Universidade Presbiteriana Mackenzie completa 60 anos de vigorosa presença no restrito rol das mais qualificadas universidades brasileiras.

servletrecuperafoto.gif

Marcel Mendes

Autor

1633967277-marili-moreira-da-silva-vieira-0013527.jpg

Currículo em Debate: Perspectivas Culturais, Educacionais e Religiosas

Currículo em Debate: perspectivas culturais, educacionais e religiosas reúne um seleto grupo de pesquisadores e pensadores para discutir sobre o currículo e sua relação com a sociedade e a cultura, por perspectivas que envolvem diversas áreas da educação e impactam os principais atores envolvidos: a escola ou a universidade, o professor, o estudante, as políticas públicas e a sociedade.

É HORA DE CONSTRUIR SEU FUTURO, ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO PAÍS! GRADUAÇÃ

Marili Moreira da Silva Vieira

Ana Lúcia de Souza Lopes

Fabiano de Almeida Oliveira

Organizadores

1579552773-marilivieira-0007079.jpeg

Coordenação Pedagógica: Formação de Professores e a Gestão dos Sentimentos em Processos de Inovação

Coordenação Pedagógica: formação de professores e a gestão dos sentimentos em processos de inovação discute uma experiência vivenciada de um coordenador pedagógico e seus professores no processo de formação em serviço no que concerne à resistência e às frustrações dos professores na implantação de novas metodologias e concepções.

Profa. Dra. Marili Moreira da Silva Vieira - 2.jpg

Marili Moreira da Silva Vieira

Autora

Eternas Falas de Esther de Figueiredo Fe

Eternas Falas de Esther de Figueiredo Ferraz

O livro-reportagem biográfico (2019), da jornalista Louise Diório, conta a trajetória de vida de Esther de Figueiredo Ferraz, que esteve por diversas vezes em posição pioneira ao ser a primeira mulher a galgar a reitoria da Universidade Mackenzie, a integrar o corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e, na política, ao obter o primeiro cargo de Ministra do Governo Federal concedido a uma mulher.

Lou 2020 2.jpg

Louise Teixeira Diório

Autora

Formulário de Assinatura

  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube - Black Circle
UPM.2_horizontal_vermelho.png

Grupo registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq

Criação do site e identidade visual: Gabriel Henrique de Oliveira

©2020 por Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS).

bottom of page