LIVROS
Sociedade, Currículo e Formação Docente em Debate: condições para o Conhecimento Poderoso - Volume 1
Sociedade, Currículo e Formação docente em debate: condições para o conhecimento poderoso é dividido em dois volumes como fruto dos trabalhos, reflexões e debates realizados no III Seminário Internacional organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade – GEICS em outubro de 2021. A obra reúne uma coletânea de artigos produzidos por estudantes e pesquisadores interessados em discutir, num momento muito oportuno, a importância da valorização do conhecimento poderoso no contexto educacional para a promoção de sujeitos críticos e emancipados que tem como foco de debate as relações entre currículo, formação docente e o impacto das tecnologias nas práticas pedagógicas.
Marili Moreira da Silva Vieira
Ana Lúcia de Souza Lopes
Marcelo José Abreu Lopes
Organizadores
Desafios da Educação pós-pandemia: impactos da quarentena no Currículo e na Cultura Digital
Fruto dos trabalhos, reflexões e debates realizados no II Seminário Internacional organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade – GEICS em outubro de 2020. A obra reúne uma coletânea de artigos produzidos por pesquisadores interessados em discutir, num momento muito oportuno, sobre como os desafios e impactos da pandemia da Covid-19 na área de educação. As pesquisas e experiências apresentadas revelaram limites, possibilidades, desafios e novas práticas pedagógicas em todos os níveis de ensino. O entrelaçamento entre teoria e prática nos diversos níveis de ensino: Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação, representadas por pesquisadores, professores e estudantes de todo o território nacional, da rede pública e privada, oferece ao leitor a oportunidade de refletir e aprofundar a discussão sobre questões essenciais de nossa sociedade considerando as diferentes realidades de nosso país. A publicação desta obra tem por objetivo oferecer um espaço de reflexão e diálogo, bem como instigar professores, pesquisadores e estudantes a lançar novos olhares para práticas pedagógicas inovadoras e que possam permitir construir novos caminhos para a educação e que respondam aos desafios do momento pós-pandemia em busca de uma educação de qualidade para todos.
Ana Lúcia de Souza Lopes
Marili Moreira da Silva Vieira
Sérgio Ribeiro
Organizadores
Redes de Colaboração na Formação Docente: Uma Práxis em Ambiente Virtual no Ensino Superior
Redes de colaboração na formação docente – uma práxis em ambiente virtual no ensino superior discute uma experiência de formação de professores universitários em contexto virtual de aprendizagem, em âmbito internacional, que envolveu a concepção, o desenho pedagógico, a construção e a implementação de um curso em rede de colaboração.
Ana Lúcia de Souza Lopes
Autora
Tempos de transição
A segunda edição de Tempos de transição é uma prova do sucesso da primeira edição, já esgotada, deste best-seller da Editora Mackenzie. Inusitadamente, trata-se de uma produção editorial que se mantém atualizada e atraente, decorridos quase dez anos do seu lançamento inaugural. Muito mais do que a narrativa sequencial de uma série de conjunturas decisivas na trajetória institucional do Mackenzie, a obra Tempos de transição fascina o leitor pelo modo envolvente com que as tramas históricas são apresentadas e pela expectativa suscitada em face dos possíveis desfechos desses cenários. Cada capítulo parece ter dinâmica própria à medida que revela, discute e critica a pauta que o autor escolheu como roteiro para seu diálogo com as fontes documentais. O horizonte temporal vai de 1957 a 1973, mas começa antes e termina depois, seja pelos inevitáveis antecedentes, seja pelas inexoráveis consequências das escolhas e decisões.
Marcel Mendes
Autor
Sociedade, Currículo e Formação Docente em Debate: condições para o Conhecimento Poderoso - Volume 2
Sociedade, Currículo e Formação docente em debate: condições para o conhecimento poderoso é dividido em dois volumes como fruto dos trabalhos, reflexões e debates realizados no III Seminário Internacional organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade – GEICS em outubro de 2021. A obra reúne uma coletânea de artigos produzidos por estudantes e pesquisadores interessados em discutir, num momento muito oportuno, a importância da valorização do conhecimento poderoso no contexto educacional para a promoção de sujeitos críticos e emancipados que tem como foco de debate as relações entre currículo, formação docente e o impacto das tecnologias nas práticas pedagógicas.
Marili Moreira da Silva Vieira
Ana Lúcia de Souza Lopes
Marcelo José Abreu Lopes
Organizadores
Educação e sociedade: 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo
Educação e sociedade: 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo revela a vocação do Mackenzie no exercício de sua tarefa educacional. Ao longo dos 150 anos de sua existência, o Mackenzie esteve inserido nos movimentos políticos e educacionais pelos quais a nação passou. Em cada período, sua presença e influência repercutiram em muitas políticas educacionais, especialmente no que diz respeito à formação de professores. Durante a Primeira República, o Mackenzie atuou na formação de professores e na criação de escolas modelo para a cidade de São Paulo, em função de sua prática educacional inovadora para a época. Por meio dessa importante tarefa, o Mackenzie formou professores que marcaram pessoas e que se tornaram líderes na sociedade brasileira.
Marili Moreira da Silva Vieira
Organizadora
Casa Godinho: Um lugar de memória na cidade de São Paulo
O livro apresenta um resgate histórico da Casa Godinho, um lugar de memória na cidade de São Paulo, em que busca-se compreender as relações sociais existentes na época e, desse modo, manter vivas a cultura e a memória do paulistano
Silvia Soler Bianchi
Autora
Retratos da nossa história: Universidade Presbiteriana Mackenzie
A coexistência harmoniosa de edifícios em estilo tradicional com outros, de feitura moderna, corresponde, espacialmente, à harmonia instaurada no meio ambiente acadêmico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nesse cenário, convivem diariamente milhares de protagonistas: alunos e professores de graduação, pós-graduação, participantes de cursos ou programas de extensão, gestores e funcionários das várias instâncias administrativas. Captados magistralmente pelas lentes das câmeras, esses retratos registram o brilhantismo com que a Universidade Presbiteriana Mackenzie completa 60 anos de vigorosa presença no restrito rol das mais qualificadas universidades brasileiras.
Marcel Mendes
Autor
Currículo em Debate: Perspectivas Culturais, Educacionais e Religiosas
Currículo em Debate: perspectivas culturais, educacionais e religiosas reúne um seleto grupo de pesquisadores e pensadores para discutir sobre o currículo e sua relação com a sociedade e a cultura, por perspectivas que envolvem diversas áreas da educação e impactam os principais atores envolvidos: a escola ou a universidade, o professor, o estudante, as políticas públicas e a sociedade.
Marili Moreira da Silva Vieira
Ana Lúcia de Souza Lopes
Fabiano de Almeida Oliveira
Organizadores
Coordenação Pedagógica: Formação de Professores e a Gestão dos Sentimentos em Processos de Inovação
Coordenação Pedagógica: formação de professores e a gestão dos sentimentos em processos de inovação discute uma experiência vivenciada de um coordenador pedagógico e seus professores no processo de formação em serviço no que concerne à resistência e às frustrações dos professores na implantação de novas metodologias e concepções.
Marili Moreira da Silva Vieira
Autora
Eternas Falas de Esther de Figueiredo Ferraz
O livro-reportagem biográfico (2019), da jornalista Louise Diório, conta a trajetória de vida de Esther de Figueiredo Ferraz, que esteve por diversas vezes em posição pioneira ao ser a primeira mulher a galgar a reitoria da Universidade Mackenzie, a integrar o corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e, na política, ao obter o primeiro cargo de Ministra do Governo Federal concedido a uma mulher.
Louise Teixeira Diório
Autora